Ir para conteúdo

Corrida visa desmistificar o câncer de próstata

Apenas 2 entre 10 homens vão ao médico por conta própria, sem a participação determinante da esposa, filha, mãe, avó … nos processos de marcação de consulta, retornos e seguimento à risca da prescrição recebida. Quando o assunto é câncer de próstata, por exemplo, as brincadeiras com o exame de toque retal são tabus muito sérios para muitos homens, que literalmente fogem dos jalecos brancos. A fuga não ocorre nesta proporção – longe disso – com as mulheres. Muito disso se deve ao cumprimento da missão da mídia de difundir a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer de mama e outras doenças. Campanhas envolvendo os homens, até pelo menor engajamento deles, ficam adormecidas.

Pelo terceiro ano consecutivo, o A.C.Camargo Cancer Center, em alusão ao Novembro Azul, mundialmente conhecido como o mês de combate ao câncer de próstata, promove a Corrida e Caminhada – Saúde do Homem,  para quebrar paradigmas, destacando a contribuição da atividade física no contexto de um estilo de vida saudável para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para tanto, trará para o cenário da competição o personagem Dedo Corredor, que simboliza a importância do exame de toque retal.

Neste evento – no qual as mulheres também podem se inscrever – haverá distribuição de bigodes, além de diversas atividades como massagem, ioga, alongamento, dança, fotos, ações digitais. A prova é divida em circuitos de 5km e 10km, que acontecerão simultaneamente no dia 10 de novembro (domingo), no campus da USP, na Capital.

Difusão de qualidade de vida e diagnóstico precoce de câncer de próstata em prova em 10 de novembro, em SP
Difusão de qualidade de vida e diagnóstico precoce de câncer de próstata em prova em 10 de novembro, em SP

O cirurgião oncológico e diretor do Núcleo de Urologia do A.C.Camargo, Gustavo Cardoso Guimarães, destaca que a atividade física pode reduzir o risco de câncer de próstata agressivo ou avançado.  A afirmação é evidenciada por trabalhos científicos com grandes populações, dentre eles um estudo desenvolvido na Universidade de Harvard, no qual foram reunidos 2705 homens com câncer de próstata que se exercitavam vigorosamente por 3 horas ou mais por semana e tiveram risco 61% menor de mortalidade por câncer de próstata do que aqueles com menos de 1 hora com a mesma intensidade de atividade.

“Nossa proposta ao promover a Corrida e Caminhada é evidenciar os benefícios práticos da atividade física para a prevenção de novos casos de câncer em geral e para a redução de casos avançados da doença, que demandam tratamentos mais complexos, afetam muito a qualidade de vida do paciente e diminuem as chances de cura”, destaca Gustavo Guimarães.

A atividade física, ressalta Gustavo Guimarães, atua também, indiretamente, na prevenção do câncer ao ser um elemento contra o sobrepeso ou diferentes graus de obesidade. A obesidade desregula múltiplas vias hormonais, estando associada com altos níveis de insulina, baixos níveis de adiponectina (hormônio protéico que modula vários processos metabólicos, incluindo a regulação da glicemia o catabolismo de ácidos graxos), baixos níveis de testosterona, altos níveis de citocinas inflamatórias (que afetam a resposta autoimune) e cada um destes fatores podem ser determinantes para a progressão do câncer de próstata.

É fundamental também, segundo o especialista, associar a prática de corrida e caminhada a uma dieta saudável que inclua antioxidantes, dentre eles o selênio, vitamina E e licopeno. Os antioxidantes são capazes de inibir efeitos perigosos de oxidação dos tecidos. “A oxidação é danosa para moléculas, incluindo proteínas e nosso DNA e, desta forma, colabora no desenvolvimento de câncer”, explica Guimarães.

Marketing como ferramenta de difusão de qualidade de vida: A simbologia que envolve a Corrida e Caminhada Saúde do Homem – Movember – surgiu da combinação em inglês das palavras Moustache (Bigode) e November (Novembro).  “A competição é uma forma de levar, principalmente aos homens, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e desmistificar o assunto. Para isso, adotamos novembro, por ser mundialmente conhecido como o mês de conscientização desse tema, como cenário para esse grande evento”, afirma Adriana Seixas Braga, Superintendente de Marketing do A.C.Camargo.

Inscrições e retirada dos kits – Informações sobre inscrições, que estão abertas até 1/11/2013, podem ser obtidas pelo site www.accamargo.org.br/corrida-caminhada. A retirada do kit será na Loja Líquido de Moema, Al. dos Nhambiquaras 1425, dias 08 e 09/11, das 10h00 às 18h00.

Dicas aos competidores
– No dia da prova, alimente-se bem, porém coma coisas leves e de fácil digestão. Dê preferência para o consumo de alimentos ricos em carboidrato como pão, barras de cereais, granola, cereais matinais, sucos, frutas, legumes, geléia e mel.
– Escolha tênis e roupas adequados para corrida ou caminhada.
– Faça um bom aquecimento antes do início da prova.
– Beba água ou hidrotônico durante o percurso, pois isso é muito importante para sua hidratação.
– Respeite os limites de seu corpo.
– Após a prova, faça uma alimentação reforçada, dando preferência aos alimentos ricos em carboidrato.

SERVIÇO
3ª Corrida e Caminhada A.C.Camargo – Saúde do Homem
Data: 10/11/2013 (domingo)
Local: USP – Cidade Universitária de São Paulo
Distâncias: 5km e 10km
Abertura da Arena: 05h30
Largada para Atletas com Deficiência: 07h25
Largada Geral: 07h30
Premiações
5km: 1º, 2º e 3º lugares – Feminino e Masculino
10km: 1º, 2º e 3º lugares – Feminino e Masculino
Medalha para todos os participantes
Organização: SX2 Eventos
Informações: www.accamargo.org.br/corrida-caminhada
Inscrições:
 Até 01/11/2013 ou enquanto houver vagas.
Valores: R$ 60,00 e R$ 30,00 (acima de 60 anos)
Cortesias limitadas para jornalistas: moura@comunique.srv.br

 

Categorias

Eventos

mouraleitenetto Ver tudo

Blog do jornalista Moura Leite Netto, botonista amador, osasquense, são-paulino, torcedor também do Napoli, Lakers e Patriots e mestre e doutorando em Oncologia.

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: