Ir para conteúdo

Biografia do câncer escrita por Siddartha vira filme

Vencedor do prêmio Pulitzer, em 2011, por sua obra O Imperador de Todos os Males: Uma Biografia do Câncer, o oncologista indiano Siddartha Mukherjee teve o mérito de escrever sobre a doença tanto para um público com ampla expertise em Oncologia quanto para o leitor leigo sobre o assunto. Ele mostrou que o câncer, uma doença complexa, multifacetada e com muitas nuances biológicas, pode ser um tema palpável, compreensível e, ao mesmo tempo, fascinante.

Siddartha Mukherjee, autor de O Imperador de Todos os Males
Siddartha Mukherjee, autor de O Imperador de Todos os Males

A obra agora chega à TV norte-americana, pelo canal PBS, uma emissora de caráter educativo-cultural. Com estreia ocorrida no dia 30 de março, o filme traz as assinaturas de Barak Goodman e Ken Burns para contar o passado, presente e futuro da Oncologia, dos primeiros pergaminhos egípcios até a terapia personalizada da era pós genômica.

Em seis horas de duração, divididas em três diferentes episódios, são narradas histórias de vida e descobertas científicas que chegam à era da seleção molecular, marcando a bem sucedida aliança da genômica como ferramenta capaz de definir diagnósticos, orientar decisões terapêuticas e até de predizer a resposta a drogas­alvo dirigidas.

No site oficial do filme – http://cancerfilms.org/ – é possível conferir o trailer, os bastidores da produção, e o grande destaque, que é a linha do tempo da biografia do câncer. Começa com os papiros de 2625 A.C., passando pelas descobertas de Cláudio Galeno (ainda antes da era cristã) e Marie e Pierre Curi (já no início do século XX) como também os principais marcos a partir da década de 1940: metrotexato no tratamento de leucemia, início das campanhas antifumo, evidências científicas quanto aos exames de rastreamento como a mamografia, projeto Genoma do Câncer, as drogas inteligentes, dentre outros. Torcer para o filme chegar às telas brasileiras.

mouraleitenetto Ver tudo

Blog do jornalista Moura Leite Netto, botonista amador, osasquense, são-paulino, torcedor também do Napoli, Lakers e Patriots e mestre e doutorando em Oncologia.

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: