Ir para conteúdo

A cura do câncer não é tão imediata quanto o jornalismo

A banda de metal Iron Maiden anunciou na sexta-feira, dia 15, por meio da página oficial do grupo no Facebook que estava muito feliz com o desfecho do tratamento de um tumor na língua, diagnosticado em fevereiro no vocalista Bruce Dickinson.  “Estamos muito felizes em anunciar que, após o último exame de ressonância magnética, Bruce foi oficialmente liberado por seus especialistas”, afirma a mensagem da banda na rede social. Bruce ressaltou que “gostaria de agradecer à fantástica equipe médica que cuidou de mim nos últimos meses e que acabou resultando nesse desfecho incrível. Foi duro para minha família e de muitas maneiras mais difícil para eles do que para mim”, afirmou Dickinson.

brucedickinson

A alegria de Bruce e dos seus amigos de banda é reflexo da superação de uma doença que tem a capacidade de ser amedrontadora. No entanto, essa doença se apequena quando descoberta precocemente. Por sua vez, na contramão da instantaneidade do jornalismo, a cura em se tratando de câncer não é tão imediata. O que a ciência preconiza é que o risco de recidiva (a doença voltar) diminui com o passar dos anos e considera-se chegar ao quinto ano do término do tratamento como sendo um marco simbólico para se considerar um paciente curado, pois a partir daí o risco de recidiva é mínimo.

A euforia do vocalista do Iron Maiden é mais do que legitima. O que não pode continuar sendo a regra é a imprensa cunhar o termo cura com tanta frequência. O correto, neste caso e em muitos outros, é dizer que o paciente respondeu bem ao tratamento e não há sinais da doença. A mídia, na condição de formadora de opinião, deve ser capaz de pontuar essa questão, não gerando um falso otimismo e destacar que o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento, além de torná-lo menos mutilador e a menor custo.

Como efeito de comparação, dois títulos de portais brasileiros:

UOL – Bruce Dickinson, do Iron Maiden, anuncia que está livre do câncerhttp://bit.ly/1IGR9d7

Globo.com – Bruce Dickinson, do Iron Maiden, anuncia que está curado de câncerhttp://glo.bo/1Fekbyl

Fiquemos com o primeiro título!!!

Categorias

Opinião

mouraleitenetto Ver tudo

Blog do jornalista Moura Leite Netto, botonista amador, osasquense, são-paulino, torcedor também do Napoli, Lakers e Patriots e mestre e doutorando em Oncologia.

2 comentários em “A cura do câncer não é tão imediata quanto o jornalismo Deixe um comentário

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: