A Universidade de São Paulo (USP) e o jornal O Estado de S. Paulo realizaram no dia 29 de junho a terceira edição do ciclo de debates USP Talks. O tema escolhido foi “A cura do câncer: mitos e realidades”, trazendo como palestrantes o cirurgião oncologista, vice-presidente do A.C.Camargo Cancer Center e livre-docente pela USP, Ademar Lopes e o oncologista clínico e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Gustavo Fernandes.
Em entrevista exclusiva concedida ao jornalismOncologia, o jornalista, repórter do Estadão e co-organizador do evento, Herton Escobar, destacou que o objetivo do USP Talks é falar sobre os temas mais relevantes do momento, fazendo com que cada edição esteja sempre conectada com os debates e polêmicas que permeiam a sociedade. “Neste contexto, a USP entra com o conteúdo e o Estadão entra com o seu olhar jornalístico”, explica.
De acordo com os organizadores, a escolha do tema “cura do câncer” foi motivada pela grande polêmica relacionada à fosfoetanolamina sintética, mas este não foi o foco das apresentações. Os principais temas foram a importância de tratar o paciente com o embasamento das evidências científicas, os avanços com as cirurgias minimamente invasivas, a eficácia da imunoterapias e terapias-alvo e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Confira a entrevista de Herton Escobar para o canal no YouTube do jornalismOncologia: