Ir para conteúdo

Paper, fonte e evidência

No momento de ler um artigo, não começar pelo resumo. Identificar já na introdução qual é a pergunta que o autor se propõe a responder, avaliar qual é a relevância do assunto para a área de conhecimento em questão, observar atentamente as tabelas e figuras, refletir sobre a discussão proposta pelo autor e, apenas no final, ler o resumo, comparando o seu entendimento com o que o autor realçou como sendo os pontos mais importantes.

gossAs dicas acima são do biólogo e pesquisador do A.C.Camargo Cancer Center, Tiago Góss dos Santos, dadas em entrevista exclusiva para o jornalismOncologia. Nessa conversa, que pode ser conferida no vídeo abaixo, Tiago traz essas e outras dicas de como um jornalista pode ler um artigo cientifico de maneira eficaz, assim como selecionar as melhores fontes para suas reportagens e evitar deslizes como os que envolveram o alarde em torno da fosfoetanolamina. Tiago Góss integra o corpo docente de disciplinas do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do A.C.Camargo, dentre elas Bioética, Biologia Molecular e Celular e Scientific Communication in English.

 

Categorias

Opinião

mouraleitenetto Ver tudo

Blog do jornalista Moura Leite Netto, botonista amador, osasquense, são-paulino, torcedor também do Napoli, Lakers e Patriots e mestre e doutorando em Oncologia.

%d blogueiros gostam disto: