A reportagem de capa da edição de setembro da revista Viva Saúde, disponível nas bancas, destaca que os fatores ambientais são responsáveis por 80% a 90% dos casos de câncer, sendo que a alimentação (dentro de um contexto de vida saudável) é diretamente responsável por prevenir cerca de um terço dos casos da doença. O texto, assinado pela jornalista Tatiana Pronin, aborda o papel da dieta anticâncer, trazendo embasamento cientifico.
A matéria traz dados de trabalhos publicados em revistas científicas como a The American Journal of Clinical Nutrition, além de opiniões de especialistas de renomadas instituições internacionais e também nacionais, casos Hospital Alemão Oswaldo Cruz e A.C.Camargo Cancer Center.
Sem apontar um alimento específico como o capaz de prevenir câncer e sim apresentando as propriedades de determinados alimentos que são protetores contra tumores específicos – incluindo o papel da alimentação equilibrada – o texto oferece informação qualificada para o leitor. Além disso, traz importantes alertas quanto aos alimentos que, consumidos em excesso, são fatores de risco para desenvolvimento de câncer, principalmente no intestino grosso, como churrasco, embutidos e carne vermelha.