Ir para conteúdo

Falácia sobre mamografia causar câncer de tireóide

Outubro é o mês de conscientização mundial sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, mas foi também o de propagação de um vídeo que viralizou no Facebook e em aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp. A autora é uma mulher, com identidade não relevada. Ela afirma que o médico Drauzio Varella teria dito que os casos de câncer de tireóide em mulheres estariam em uma incidência crescente por causa da realização de mamografias e radiografias odontológicas.

jornal_da_band.jpgAcontece que a tal reportagem não existiu. E tampouco existiria, pois as contribuições de Drauzio são sempre baseadas em evidência científica. E o que há de evidência quanto a este tema? Que o exame de mamografia gera uma exposição insignificante para outros locais que não seja a mama e que os protetores de tireoide (sobre os quais a protagonista do vídeo alarmista falou) podem ser fornecidos a pedido dos pacientes, no entanto, o seu valor é apenas psicológico, conforme documento publicado em 2011 pela Agência Internacional de Energia Atômica. O assunto foi tema de esclarecedora reportagem do Jornal da Band.

Assista: Reportagem do Jornal da Band

Não foi a primeira vez que o assunto figurou no noticiário. Na primeira vez, em 2013, a amplitude foi ainda maior, pois a repercussão foi internacional. Na época, o alvo, ao invés de Drauzio Varela, foi o médico Mehmet Oz, conhecimento apresentador de programas sobre saúde na TV denominado The Dr. Oz Show. Assim como ocorreu com Varela, a afirmação não partiu do médico norte-americano.

O fato é que a mamografia é o exame padrão-ouro para diagnóstico precoce do câncer de mama, sendo que quanto mais cedo a doença é descoberta, maior é a chance de cura, conforme destacado neste blog. Essa é a mensagem que vale ser propagada para a sociedade durante o Outubro Rosa.

mouraleitenetto Ver tudo

Blog do jornalista Moura Leite Netto, botonista amador, osasquense, são-paulino, torcedor também do Napoli, Lakers e Patriots e mestre e doutorando em Oncologia.

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: