Ir para conteúdo

Foco em reduzir mortalidade

record_novembroazul
Imagem: reprodução do Jornal da Record 

Terminado o Outubro Rosa, chegou a vez do câncer de próstata ser o destaque da agenda jornalística. Novembro é o mês de conscientização mundial sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desta que é a segunda maior causa de morte no país por câncer entre homens. A estimativa é que em 2016, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, sejam diagnosticados 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, sendo estimadas mais de 13 mil mortes este ano no país. No mundo, é o segundo câncer em incidência e o quinto em mortalidade nos homens. Dados do Globocan 2012 mostram que são registrados 1,1 milhão de novos casos por ano de câncer de próstata e cerca de 300 mil mortes.Conforme destacam reportagens veiculadas essa semana em telejornais como o SBT Brasil e Jornal da Record, assim como na sessão SAÚDE em 90 Segundos, da revista Saúde!, diagnosticar a doença em fase inicial possibilita que o tratamento tenha êxito em mais de 90% dos casos. A idade mínima indicada para a realização dos exames PSA e toque retal é 50 anos, antecipando para 45 anos em caso de pacientes de pele negra, obesos, com história familiar ou ainda em caso de mutação nos genes BRCA 1 ou 2, os mesmos que estão ligados a síndrome de câncer de mama e ovário.

Dentre os focos do Novembro Azul está transmitir aos homens que não é necessário esperar o aparecimento de um sintoma para procurar um especialista. Trata-se de uma doença assintomática, ou seja, que não costuma apresentar sintomas. Busca-se, justamente, diagnosticar doenças em pessoas que não apresentam sintomas, visando indicar um tratamento que possa diminuir a mortalidade por esta doença.

As principais orientações para se prevenir o câncer de próstata são relacionadas aos fatores de risco:  envelhecimento e histórico familiar. Recomenda-se a adoção de estilo de vida saudável, que consiste em manter-se distante do tabagismo e que privilegie uma dieta saudável e a prática frequente de atividade física.

Repercussão dos primeiros dias do Novembro Azul:

SBT Brasilhttp://www.sbt.com.br/jornalismo/jornaldosbt/noticias/82672/Novembro-Azul-Exame-de-toque-ainda-e-tabu-entre-os-homens.html

Jornal da Recordhttp://tv.r7.com/record-play/jornal-da-record/videos/novembro-e-o-mes-da-conscientizacao-do-cancer-de-prostata-01112016

SAÚDE em 90 Segundos – https://www.youtube.com/watch?v=I6xc8cFPqh4

mouraleitenetto Ver tudo

Blog do jornalista Moura Leite Netto, botonista amador, osasquense, são-paulino, torcedor também do Napoli, Lakers e Patriots e mestre e doutorando em Oncologia.

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: