Ir para conteúdo

A sexualidade após o câncer de próstata

simpA cidade de São Paulo receberá nos dias 18 e 19 de novembro alguns dos mais renomados urologistas, cirurgiões oncológicos, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos envolvidos no tratamento multidisciplinar do câncer de próstata para discutir técnicas de preservação da continência urinária e da função sexual do paciente submetido à cirurgia para remoção do tumor prostático. Eles estarão reunidos no Simpósio Além do Tratamento do Câncer de Próstata, evento promovido pelo A.C.Camargo Cancer Center.

Conforme destaca reportagem do portal Onconews, os dentre os destaques da programação está a apresentação da psicanalista e consultora de comportamento sexual Regina Navarro Lins, que irá abordar o tema ‘A Sexualidade e o Homem: O Mito da Impotência’.

De acordo com o urologista Carlos Alberto Ricetto Sacomani, responsável pelo Ambulatório de Disfunções Miccionais e Urodinâmica do Departamento de Urologia do A.C.Camargo e coordenador do evento, o objetivo é mostrar que tão importante quanto combater a doença é reabilitar o paciente e inseri-lo, com ótima qualidade de vida, ao seu convívio social e atividades de rotina. “Para isso ser possível é fundamental tratar o paciente já vislumbrando o pós-operatório e reabilitação. Ao se operar a próstata o cirurgião precisa se preocupar em preservar o esfíncter, que é a musculatura que controla a urina, e também em preservar os nervos que mantêm a potência”, afirma Sacomani.

O especialista acrescenta que diferentes técnicas têm propiciado melhora na qualidade de vida do paciente submetido à prostatectomia, como a inclusão da reabilitação (fisioterapia) do assoalho pélvico, quando preciso, no pós-operatório da prostatectomia radical, e o implante neuromodular sacral, que se assemelha ao marca passo e é indicado para pacientes com bexiga hiperativa, caracterizada por frequência urinária e urgência miccional. “O implante neuromodular sacral é feito na medula, com um dispositivo que controla a bexiga. É indicado para casos pré-selecionados”, destaca.

SERVIÇO

Além do Tratamento do Câncer de Próstata – Repercussão na Continência Urinária e na Função Sexual
Data: 18 e 19 de novembro de 2016
Local: A.C.Camargo Cancer Center – Auditório Sem. José Ermírio de Moraes – Rua Tamandaré, 764, Liberdade, São Paulo/SP
Informações: http://bit.ly/2d7Gamk

Categorias

Eventos

mouraleitenetto Ver tudo

Blog do jornalista Moura Leite Netto, botonista amador, osasquense, são-paulino, torcedor também do Napoli, Lakers e Patriots e mestre e doutorando em Oncologia.

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: