Ir para conteúdo

Fantástico: mitos sobre câncer na internet

tvglobo_vencerocancer
Imagem: reprodução TV Globo

Neste domingo, 27, Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Fantástico, da Rede Globo, exibiu uma reportagem sobre campanha lançada pelo instituto Vencer o Câncer. A matéria traz depoimentos de pacientes que foram responsivos ao tratamento e seus respectivos tumores regrediram. O objetivo da campanha é alertar para os riscos e benefícios da busca por informações relacionadas à doença na internet. Se por um lado há fontes fidedignas, há muitas informações falsas ou que mais confundem do que orientam.

O ideal é buscar orientação em portais que estão embasados em evidências científicas, em notícias difundidas pela mídia especializada, em sites de ONGs como Vencer o Câncer, Oncoguia e Todos Juntos contra o Câncer ou em sites de instituições especializadas no tratamento do câncer como A.C.Camargo, ICESP, Hospital de Câncer de Barretos, INCA, dentre outros.

Informação correta é fundamental para munir a sociedade de conhecimento sobre como prevenir e diagnosticar precocemente o câncer. São estimados para 2016, segundo o INCA, 576 mil novos casos de câncer no Brasil. Com diagnóstico precoce, 9 entre 10 casos são curados com tratamento menos agressivo, com menor impacto físico e emocional e a um menor custo.

Fantástico: http://g1.globo.com/fantastico/edicoes/2016/11/27.html#!v/5478160

 

 

 

mouraleitenetto Ver tudo

Blog do jornalista Moura Leite Netto, botonista amador, osasquense, são-paulino, torcedor também do Napoli, Lakers e Patriots e mestre e doutorando em Oncologia.

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: