Entre os dias 15 e 17 de maio, a ciência vai invadir bares e restaurantes de 11 países, dentre eles nove locais na cidade de São Paulo. O evento reúne pesquisadores e especialistas de diversas áreas da ciência, que falam sobre os seus trabalhos em linguagem informal, aproximando a sociedade do conhecimento científico. O evento é gratuito no Brasil e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em que acontecerão os bate-papos científicos.
Em um dos locais de São Paulo, a Taverna Medieval, na Vila Mariana, as três noites de evento receberão duas Mesas Redondas sobre Oncologia (dias 15 e 16) e uma sobre Jornalismo Científico (dia 17). Na primeira noite de Mesa Redonda sobre Oncologia com especialistas do A.C.Camargo Cancer Center, o cientista e coordenador do Laboratório de Genômica Médica, Emmanuel Dias-Neto, falará sobre como viver em meio ao microambiente do câncer, abordando a influência da interação das pessoas com o meio-ambiente no processo de desenvolvimento de tumores. Na sequência, a coordenadora do Laboratório de Genômica e Biologia Molecular e do Laboratório de Diagnóstico Genômico, Dirce Maria Carraro, trará uma discussão sobre o quanto a ciência tem avançado em oferecer Oncologia de precisão, que inclui a investigação de genes de predisposição para o desenvolvimento de câncer, e de painéis de genes de resposta ou de resistência ao tratamento. Completando a noite, o oncologista clínico e pesquisador, Vladmir Lima, falará sobre onde estamos e para onde podemos ir com a imunoterapia, um tratamento sistêmico que vêm apresentando evidências robustas de eficácia para diferentes tumores.
Na segunda noite dedicada à Oncologia, também com especialistas do A.C.Camargo, o biólogo do Laboratório de Biologia Tumoral e Biomarcadores, Tiago Goss, dará instruções sobre como ler, interpretar e difundir artigos científicos sobre câncer. Na sequência, a pesquisadora Ludmilla Chinen abordará os mais recentes estudos e os novos caminhos a serem traçados com a linha de pesquisa sobre células tumorais circulantes (CTCs). Os resultados obtidos até o momento evidenciam que a contagem e análise das células tumorais têm o potencial de ampliar as possibilidades de detecção precoce da doença, de monitoramento da resposta ou de resistência à terapia, assim como de propiciar análises de outros fatores, como crescimento do tumor e propriedades metastáticas. Complementando a noite, o oncologista clínico e diretor de Pesquisa Clínica, Helano Freitas, abordará a importância do desenvolvimento de uma nova droga seguir todo o rito científico em meio à desafios como recrutamento de pacientes, agilidade nos processos e competitividade.
Na terceira noite, será a vez da Mesa Redonda sobre Jornalismo Científico. Com ampla expertise em difusão de conhecimento sobre câncer e outros temas de saúde, os jornalistas Carlos Henrique Fioravanti, Roxana Tabakman e Reinaldo José Lopes trarão as suas visões sobre o jornalismo científico que é realizado no Brasil. Eles pretendem demonstrar como o divulgador pode levar à sociedade uma informação qualificada e embasada por evidências científicas. Dentre as leituras recomendadas estão A Molécula Mágica, sobre o desenvolvimento do fármaco P-MAPA, livro escrito por Fioravanti; Saúde na Mídia, de autoria da Roxana e do livro Os 11 Mistérios do Universo, de autoria de Reinaldo Lopes.
Reinaldo Lopes recebeu essa semana a maior honraria do país em jornalismo científico. Foi eleito o 37º vencedor do prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, na categoria “Jornalista em Ciência e Tecnologia”. De acordo com o CNPq, Reinaldo, cuja carreira nos últimos 15 anos foi dedicada à divulgação da ciência por meio de seus trabalhos em alguns dos principais veículos da mídia impressa e digital do Brasil, tem uma média de três reportagem e artigos opinativos publicados por semana.
Programação do Taverna Medieval – Pint of Science 2017
Dia 15 de maio – 1ª Mesa Redonda de Oncologia – 19h30 às 21h
Como viver em meio ao microambiente do câncer – Emmanuel Dias-Neto
Por uma Oncologia de precisão – Dirce Maria Carraro
Onde estamos e para onde podemos ir com a imunoterapia – Vladmir Cordeiro de Lima
Dia 16 de maio – 2ª Mesa Redonda de Oncologia – 19h30 às 21h
Como a análise das células tumorais circulantes pode beneficiar os pacientes – Ludmilla Chinen
Como ler, interpretar e difundir artigos sobre câncer – Tiago Goss
Recrutamento, agilidade e competitividade: os desafios da pesquisa clínica do câncer no Brasil – Helano Freitas
Dia 17 de maio – Mesa Redonda de Jornalismo Científico – 19h30 às 21h
Rastros do Boimate – Carlos Henrique Fioravanti
Cadê a verdade? Raio X de uma notícia de saúde – Roxana Tabakman
Uma visão acerca da divulgação científica – Reinaldo José Lopes
O Pint of Science não tem custo de participação e não é necessário realizar inscrição. O evento não emite certificado de participação.
Confira a programação completa: http://www.pintofscience.com.br/