Ir para conteúdo

Fantástico relembra acidente com Césio 137

alvaro_pereiraTrês décadas depois do maior acidente radioativo do Brasil, o Fantástico exibiu no último domingo, dia 3, uma reportagem especial realizada por seu editor-chefe, Álvaro Pereira Junior, que voltou ao exato local em Goiânia onde houve a tragédia com o césio 137. De acordo com a reportagem, trata-se hoje de um terreno concretado, mas que na época funcionava ali um ferro velho, onde dois funcionários romperam um equipamento de radioterapia.

O Fantástico destaca que a substância radioativa se espalhou pela cidade e ocasionou quatro mortes, além de deixar mais de mil pessoas afetadas pela radiação e um trauma que não será esquecido. Com duração de quase 15 minutos, a reportagem traz fotos inéditas da época, depoimento exclusivo de um dos condenados e análises de especialistas, inclusive, pela primeira vez, o físico responsável pelo aparelho de radioterapia apresenta sua versão sobre o acidente.

Com relação ao câncer, não há evidências de que o acidente com o Césio 137 esteja diretamente relacionado com o desenvolvimento tardio de algum caso da doença, conforme explica uma das especialistas ouvidas na reportagem, que teve produção de Elaine Camilo, imagens de Wellington Almeida e edição de Marília Juste e Jae Ho Ahn.

Assista:

https://globoplay.globo.com/v/6123510/

mouraleitenetto Ver tudo

Blog do jornalista Moura Leite Netto, botonista amador, osasquense, são-paulino, torcedor também do Napoli, Lakers e Patriots e mestre e doutorando em Oncologia.

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: