Abrindo o Julho Verde, especialistas abordam desafios para diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço

Abrindo o Julho Verde, o Grupo Brasileiro de Cabeça e Pescoço (GBCP) realizou na sexta (1) a primeira de uma série de Lives da campanha “Sinais que podem mudar histórias”. A live de abertura trouxe o tema Diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço: quais os desafios? Ao longo do mês, serão realizadas outras quatros Lives, com mediação do editor do jornalismOncologia, Moura Leite Netto.

O levantamento Globocan 2020, do IARC, braço de pesquisa do câncer da OMS, aponta que, anualmente, são esperados mais de 1,5 milhão de novos casos de câncer de cabeça e pescoço no mundo.

Além disso, mais de 460 mil pessoas morrem anualmente vítimas da doença.  Esses dados vêm acompanhados – e são consequência – de outros fatores alarmantes, como 70% a 80% dos casos de câncer na região de cabeça e pescoço serem diagnosticados quando a doença está em fase avançada. No Brasil, os tipos mais comuns de câncer de cabeça e pescoço são cavidade oral e laringe (entre os homens) e de tireoide (entre as mulheres).

Os participantes da Live do dia 1 de julho de 2022 foram:

Thiago Bueno de Oliveira, oncologista clínico, presidente do GBCP e vice-líder do Centro de Referência de Tumores de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo Cancer Center.

Diego Chaves Rezende Morais, radioterapeuta, membro fundador do GBCP, titular da Oncoclínicas Recife e do Centro de Oncologia de Caruaru.

Alan Roger dos Santos Silva, cirurgião-dentista, professor Livre-Docente da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP). Membro do grupo de trabalho que preparou o manual de prevenção do câncer de boca do IARC, da Organização Mundial da Saúde

– Marco Aurélio Vamondes Kulcsar, cirurgião de Cabeça e Pescoço, Livre-Docente pela FMUSP, Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Chefe de Clínica de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do ICESP.

Patrícia Massucatto Milanello, fonoaudióloga, titular do Departamento de Fonoaudiologia do A.C.Camargo Cancer Center.

Assista na íntegra

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s