Ir para conteúdo

O puxadinho da Ciência e Tecnologia

Uma das mais prestigiosas revistas científicas do mundo, a Nature, traz uma reportagem de autoria do jornalista científico brasileiro, Claudio Angelo, que repercute as críticas da comunidade científica brasileira em relação à decisão do presidente interino, Michel Temer, de unificar o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação com o das Comunicações. Esse novo Ministério terá em seu comando o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Antes mesmo de ser oficializada essa fusão, treze associações científicas brasileiras lideradas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciência (ABC), enviaram uma carta para Temer alertando que a proposta seria prejudicial para o desenvolvimento da ciência no país.

A Agência Brasil, em reportagem publicada na noite de quinta, 12, destaca trecho do manifesto assinado pelas associações em que elas afirmam ser grande a diferença de procedimentos, objetivos e missões desses dois ministérios e que a agenda do MCTI é baseada em critérios de mérito científico e tecnológico, com programas desenvolvidos e avaliados por comissões técnicas e que os procedimentos do Ministério das Comunicações envolvem relações políticas e práticas de gestão distantes da vida cotidiana do MCTI.

De nada adiantou e a fusão foi concretizada. Para muitos, poderia ser ainda pior. Isso porque foi divulgado na mídia nacional que a intenção de Michel Temer ao assumir a presidência era de nomear como ministro o pastor evangélico, Marcos Pereira. Como se criacionismo e avanços da ciência andassem de mãos juntas.

O link para a reportagem na Nature é http://www.nature.com/news/demotion-of-science-ministry-angers-beleaguered-brazilian-researchers-1.19910. Em tempo: Claudio Angelo foi editor de ciência do jornal Folha de S.Paulo de 2004 a 2010 e foi bolsista do curso Knight de jornalismo científico no MIT, nos Estados Unidos.

Link para reportagem da Agência Brasil: http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-05/entidades-cientificas-sao-contra-fusao-dos-ministerios-de-cti-e

Categorias

Opinião

mouraleitenetto Ver tudo

Blog do jornalista Moura Leite Netto, botonista amador, osasquense, são-paulino, torcedor também do Napoli, Lakers e Patriots e mestre e doutorando em Oncologia.

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: