Ir para conteúdo

4 entre 10 não têm radioterapia no SUS

radioterapia_tvglobo
imagem: reprodução TV Globo

Reportagem exibida no Bom Dia Brasil, da Rede Globo, na segunda, dia 21, repercutiu um dos maiores gargalos no tratamento do câncer no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Radioterapia, 4 entre 10 pacientes, com indicação clínica, não tem o acesso a essa terapia pelo SUS. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 70% dos pacientes com diagnóstico de câncer são submetidos à radioterapia em alguma fase de seu tratamento.

Além da pouca quantidade de aparelhos, os que existem estão mal distribuídos geograficamente. Estão concentrados na região Sudeste, principalmente em São Paulo. Outro agravante é que muitos aparelhos – denominados aceleradores lineares – tem falhas de manutenção. Além disso, a maioria dos aparelhos é de tecnologia obsoleta (são equipamentos de radioterapia convencional), muito inferiores às modalidades focalizadas, ou seja, que irradiam o tumor com precisão, diminuindo a toxidade em tecidos normais. Se não há acesso à radioterapia convencional, quiçá aos avanços em radioterapia como IMRT e IGRT.

Reportagem do Bom Dia Brasilhttp://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2016/11/quatro-em-cada-10-pacientes-com-cancer-no-pais-ficam-sem-radioterapia.html

mouraleitenetto Ver tudo

Blog do jornalista Moura Leite Netto, botonista amador, osasquense, são-paulino, torcedor também do Napoli, Lakers e Patriots e mestre e doutorando em Oncologia.

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: