Ir para conteúdo

Avanços da Oncologia em 2016

arte_top3_sitesaude
Arte produzida pelo portal da revista SAÙDE! para ilustrar a matéria 

O portal da revista SAÚDE! publicou os três principais avanços de 2016 em Oncologia. O mapeamento foi feito pelo onco-hematologista da Oncologia Clínica do A.C.Camargo Cancer Center, Vladmir Cordeiro de Lima. Na opinião dele, os três principais temas do ano são imunoterapia, terapia celular adotiva (CART Cells) e biópsia líquida.

No texto, Vladmir Lima explica que a imunoterapia se apropria do próprio sistema imunológico para voltar a atacar o tumor, às vezes induzindo respostas mais duradouras e com menor toxicidade quando comparadas à quimioterapia. As CART Cells, que também são um tipo de imunoterapia conhecido como terapia celular adotiva, se vale dos linfócitos (células de defesa) do próprio paciente, que são retirados do sangue e modificados em laboratório de forma que se tornem capazes de reconhecer e destruir de modo mais efetivo o tumor e, posteriormente, devolvidos para o paciente.

Já a biópsia líquida, explica o especialista, consiste no emprego de técnicas de biologia molecular para analisar amostras de plasma sanguíneo do paciente e identificar alterações genéticas presentes em alguns tumores, o que ajuda a guiar tratamentos específicos (as terapias-alvo) a partir dos resultados encontrados.

Clique aqui para conferir a íntegra do texto do portal da revista Saúde.

mouraleitenetto Ver tudo

Blog do jornalista Moura Leite Netto, botonista amador, osasquense, são-paulino, torcedor também do Napoli, Lakers e Patriots e mestre e doutorando em Oncologia.

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: